CONSOCIAL em Minas Gerais – Impugnação da Comissão Organizadora – Convocação de Entidades - GCM Itabirito

Recentes

Post Top Ad

2 de ago. de 2011

CONSOCIAL em Minas Gerais – Impugnação da Comissão Organizadora – Convocação de Entidades

Amigos,

CONSOCIAL é a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, convocada pela Presidência da República e organizada, nacionalmente, pela Controladoria-Geral da União - CGU, e que tem por objetivo promover a transparência da gestão pública, estimular a participação da sociedade no acompanhamento das políticas públicas e das ações governamentais, contribuindo para a implantação no Brasil de um controle social mais efetivo e democrático.

Em Minas Gerais, apesar de termos manifestado, formalmente, à Controladoria Geral do Estado, em nome de dezenas de entidades da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais que representamos, nosso interesse em integrar a Comissão Organizadora, devido ao nosso reconhecido trabalho de mobilização e articulação, fomos surpreendidos com a falta de transparencia com que está sendo iniciado o processo de construção da Conferencia, onde apenas algumas poucas entidades foram convidadas, via ofício da Controladoria Geral do Estado, para participarem de reunião, no dia 5 de agosto de 2011 (sexta-feira), as 14 horas, na cidade administrativa, para formação da Comissão Organizadora da CONSOCIAL em Minas Gerais.

Como uma Conferencia Nacional sobre Transparencia e Controle Social pode iniciar um processo de construção, dentro de um Estado como Minas Gerais, agindo dessa maneira? Preterindo e alijando dezenas de entidades da sociedade civil, formalizando convites apenas a esta ou aquela entidade?

O que se esperava (e se exige) da Controladoria Geral do Estado, na pessoa do Superintendente Fernando Antônio França Sette Pinheiro, é que o mesmo convoque todas as entidades mineiras, interessadas em participar do processo de construção da CONSOCIAL no Estado, via publicação no Minas Gerais – Diário Oficial do Estado.

Se o tema é transparencia, ele deve dar o exemplo e agir com transparencia. Em momento algum ele ou qualquer outro agente público pode escolher “a dedo” e priorizar, essa ou aquela entidade, preterindo as demais. Esta atitude nada tem de transparente, principalmente alijando do processo de construção da CONSOCIAL em Minas Gerais, entidades da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais que representam cidadãos preocupados com o controle social.

Nossa impressão sobre o comportamento da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais é a pior possível, e nós, ESPASSO CONSEG, neste momento, representando vinte e sete (27) entidades da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais mineiros, pretendemos impugnar a formação de qualquer Comissão Organizadora Estadual e todos os atos que sejam praticados pela Controladoria Geral do Estado ou pelo Governo de Minas Gerais, referentes à CONSOCIAL, que não sejam realizados dentro de um processo transparente, com publicação no diário oficial, inclusive data, horário e local da reunião para sua formação da Comissão Organizadora de Minas Gerais, aberta a todas as entidades interessadas em participar deste processo de construção.

Assim, vimos convocar todos os interessados na construção de uma CONSOCIAL dentro de um processo transparente e participativo, para nos reunirmos no próximo dia 8 de agosto de 2011 (segunda-feira), a partir das 18:30 horas, na Avenida Afonso Pena, nº 748 - 4º andar, para viabilizarmos a impugnação da Comissão Organizadora Estadual de Minas Gerais, formada por entidades convidadas, via ofício, pela Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, sem qualquer tipo de transparencia e abertura para outras entidades da sociedade civil organizada, interessadas no processo de controle social.

Contando com sua presença,

Sandra Mara Albuquerque Bossio
Coordenadora da Comissão Executiva do ESPASSO CONSEG

Nenhum comentário:

Post Top Ad